Como expandir o seu negócio utilizando ferramentas digitais

Trabalhar duro é extremamente importante quando falamos em expandir um negócio, mas não é a única tarefa que um empreendedor deve executar. Além disso, se você deseja ampliar a sua empresa - seja para oferecer um novo produto/serviço, conquistar novos territórios ou conseguir novos clientes - precisará tomar algumas decisões e seguir alguns passos para tornar o processo de crescimento mais fácil.

Atualmente, a chave para isso é maximizar a sua habilidade de se conectar com clientes em potencial e automatizar diversas tarefas. Dessa forma, você poderá focar em atividades que exigem muito mais de você.

Veja como atingir os seus potenciais clientes da melhor maneira possível e quais tarefas você pode pode automatizar.
 

1) Mantenha sua presença online

Mais de metade dos consumidores utilizam o Google para encontrar uma empresa, produto ou serviço. Por isso, mesmo que você esteja tocando o negócio sozinho, tenha um site - e certifique-se de que ele funciona bem nas versões mobile.

Se você não possui as habilidades necessárias para desenvolver ou atualizar a sua página ou não possui verba para contratar um profissional que faça isso, existem ferramentas online como o Wix e o Squarespace que podem te ajudar. Utilizando essas opções você não terá um site totalmente original, já que dependerá de algumas funcionalidades pré-estabelecidas, mas poderá ter uma página atraente e que passará todas as informações que o seu público necessita.


2) Meça o seu sucesso online

Se você realmente deseja expandir o seu negócio precisa descobrir o que funciona e o que não funciona. Para isso, existem diversas ferramentas que analisam como os seus consumidores interagem com a sua página. A mais comum delas é o Google Analytics, que, de forma gratuita, permite que você monitore o tráfego do seu site, quem são seus usuários e como se comportam, além de permitir identificar eventuais problemas no seu funil de conversão.
 

3) Aproveite os profissionais freelancer

Mesmo que você esteja expandindo sua empresa em casa e haja diversas tarefas que precisam ser executadas, elas não demandam a contratação de um funcionário. Você pode contratar um especialista por projeto, por hora, por dia, de acordo com a sua demanda. Mesmo que seja uma atividade mais complicada, como desenvolver um aplicativo ou atualizar o seu site antigo para uma versão responsiva, existem plataformas que te conectam com esses profissionais freelancers. Assim, quando o trabalho for finalizado, você não precisará mantê-los na folha de pagamento.


4) Automatize a sua campanha de marketing

O e-mail é uma poderosa ferramenta para manter seus clientes e converter novos, mas o seu envio é um processo demorado já que deve ter uma comunicação para cada tipo de público. O MailChimp é um serviço que automatiza todo o seu sistema de campanhas por e-mail, oferecendo diversas opções de layout, configurações e métricas. Além de ser uma excelente forma de automatizar esse processo e tornar suas campanhas muito mais eficientes, você economizará bastante tempo.


5) Acelere o atendimento aos seus clientes

Os consumidores esperam que grandes produtos tenham por trás deles ótimos serviços. Muitos deles recorrem aos concorrentes quando percebem que o atendimento não foi feito de forma adequada ou que suas dúvidas não foram sanadas. Por isso, para dar mais credibilidade à marca e uma boa reputação, utilize ferramentas de suporte com base em nuvem como o Freshdesk ou Intercom. As ferramentas oferecem um único local para rastrear todas as consultas de clientes, além de automatizar alguns passos de interação com eles. Isso irá te ajudar a respondê-los rapidamente, de forma assertiva e mais uma vez economizando tempo.


6) Aumente sua presença nas mídias sociais

Os usuários da internet costumam gastar algumas horas do dia em mídias sociais, tornando essas ferramentas valiosíssimas para atrair novos clientes para a sua empresa. Serviços como o Hootsuite permitem que você gerencie todas as suas contas de mídias sociais em um único painel, automatizando mensagens e acompanhando como anda o seu engajamento. Além da ferramenta te ajudar a ganhar tempo, você conseguirá desenvolver uma visão melhor sobre comportamentos do seu público.
 

7) Acompanhe o seu tempo

Gestão do tempo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Com tantos papéis e funções diferentes para executar em seu negócio, você precisa entender quais responsabilidades demoram mais para serem executadas/concluídas. Ferramentas como o Toggl podem ajudá-lo a estruturar o seu dia e fazer com que você não gaste muito tempo em uma tarefa.
 

8) Simplifique sua folha de pagamento

Se a sua empresa possui uma grande equipe o gerenciamento da folha de pagamento pode ser um pouco mais complicado - especialmente se você não tiver um profissional de RH. Ferramentas como Zenefits e Gusto são ótimas soluções, pois fornecem softwares que cuidam dessa tarefa de forma descomplicada.

Muitas pessoas têm grandes ideias de negócios, mas é preciso ter um espírito empreendedor para executá-las e transformá-las em algo bem sucedido. Utilize essas dicas para desenvolver sua base de clientes e concentrar suas energias sobre os grandes problemas que nenhuma lista de dicas pode resolver!

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