10 soluções para reduzir custos de sua empresa

Organização e planejamento são fundamentais para manter a boa gestão do negócio e muitos empresários acabam perdendo valores consideráveis por não saberem controlar os custos operacionais de sua empresa.

Saber quando é hora de cortar custos de um negócio significa eliminar os excessos do que não é necessário, desde que não afete o desempenho da organização ou paralise as atividades cotidianas. Algumas ações devem ser tomadas para manter o caixa equilibrado e para que você consiga utilizar melhor os recursos que estão disponíveis para manter sua empresa mais competitiva.

Confira algumas despesas que você pode reduzir agora mesmo.


Faça a impressão de papéis e documentos quando realmente for necessário e inclua em sua rotina a digitalização desses materiais. Além de reduzir seu tempo e a quantidade de papel, você pode armazená-los na nuvem - Google Drive, Dropbox, One Drive, etc. - e acessá-los quando e de onde quiser.


Planeje o seu estoque. Fazer compras de emergência e ter produtos com baixa rotatividade em excesso são dois problemas comuns de acontecer, por isso mantenha o essencial! Planeje suas compras de acordo com as suas vendas e, se possível, invista em um software de gestão de estoque para te ajudar a controlá-lo e evitar perdas.


Utilize a energia elétrica de forma consciente. Aproveite a luz solar quando houver, dê preferência a lâmpadas fluorescentes e de LED, desligue computadores e aparelhos ao deixar a empresa e evite utilizar a função stand by, pois continuam consumindo energia mesmo estando nesse modo. Adote o hábito de deixar janelas abertas ao invés de sempre ligar o ar-condicionado. Além de deixar o ambiente mais saudável, você economiza.


Reveja suas contas. Aluguéis e outros contratos devem sempre ser revistos e negociados para que os valores sejam compatíveis à realidade do mercado.


Negocie suas dívidas e tente obter a menor taxa de juros possível com os credores. Leve em consideração o prazo de pagamento, as parcelas firmadas e a capacidade que a empresa tem de pagar esse débito no tempo estabelecido.


Entenda qual a demanda da sua empresa em telefonia e internet e contrate o serviço mais adequado às suas necessidades. Ao aderir com o seu CNPJ muitos planos ficam mais econômicos, então compare as operadoras e faça orçamentos para fechar o melhor contrato.


Diversifique e compare preços entre diferentes fornecedores. Negocie e opte por aqueles que oferecem melhor custo/benefício para a sua situação e nunca mantenha apenas um em sua empresa.


Considere terceirizar serviços. Atividades como limpeza, manutenção, recrutamento e comunicação podem ser retirados do quadro fixo e ser contratadas apenas quando necessárias. Isso te ajudará a reduzir os custos no final do mês.


Divulgar a empresa mesmo com pouco investimento é uma atividade que deve ser feita, por isso invista na internet. Site e redes sociais podem dar suporte na sua comunicação e nas suas vendas desde que tenham uma estratégia bem feita.


Calcule os custos de uma demissão antes de demitir os funcionários. Coloque no papel os custos da rescisão de contrato, pois muitas vezes essa não é a melhor saída para reduzir os gastos do seu negócio.


Reduzir as contas da sua empresa é uma forma de manter seus níveis de lucratividade, mesmo em período de vendas baixas. Cada negócio possui sua particularidade, então avalie o que cabe aplicar em seu segmento e coloque as dicas em prática. Controlando os seus recursos você evita que o seu dinheiro vá parar na lixeira.


Veja também: 10 dicas para não quebrar a sua empresa

 

Acesso ao site internacional
Calçada dos Narcisos, 42 - 2o. Andar
Cep: 06453-024 - Barueri - SP - Brasil
Tel: (11) 4195-0710
Av. Senador Salgado Filho, 4761 - Lj. 05
Cep: 81570-001 - Curitiba - PR - Brasil
Tel: (41) 3276-1005
R. Cristiano Moreira Sales, 150 - 4º andar
Cep 30494-360 - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel: (31) 3643-2036 / 3643-2037
Desenvolvido por W2F Publicidade