Colocar a faixa “passa-se o ponto” é a única forma de comercializar a empresa?

*Batista Gigliotti
Alguns empreendedores acreditam que colocar a faixa “passa-se o ponto” é a única forma de avisar o mercado – e os possíveis interessados - que a empresa está à venda. Porém, esta falta de visão pode prejudicar a imagem da companhia e desvalorizar a marca, afetando, assim, seu real valor de mercado.
 
A atitude, além de condicionar a possível venda da empresa apenas aos empreendedores que transitam pela região, transmite a imagem de que o negócio, na maioria das vezes, está enfrentando algumas dificuldades financeiras, o que, de fato, não é verdade.
São diversos os motivos que levam as empresas saudáveis a serem comercializadas. Aposentadoria, mudança de cidade, problemas com sócios e/ou cônjuges são apenas alguns dos muitos fatores que levam empresários a desistir – ou adiar – a continuação do negócio - que vai muito bem, obrigado.
 
Empresas especializadas em localizar compradores para companhias de diversos portes e nichos de atuação têm se destacado na difícil triagem de interessados. Evitando expor a empresa com faixas, o empreendedor consegue valorizar o valor de mercado porque evita que a clientela fique sabendo antecipadamente da possível mudança de proprietário. Com isso, evitam-se especulações sobre o atual empreendedor, valoriza o negócio e as chances de a empresa ter um futuro promissor.
Passar o bastão de uma companhia, seja micro, pequena ou média de forma saudável não é tarefa das mais fáceis. Contar com especialistas que tenham expertise para avaliar a empresa e descobrir o valor de mercado mais justo é uma prática que ganha cada vez mais adeptos. Contar com avaliações idôneas só favorece as partes envolvidas a realizar o negócio de forma independente e duradoura sem prejudicar nenhum dos empreendedores (vendedor e comprador).
 
*Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil. A Sunbelt Business Brokers é a maior empresa de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades em 14 países. www.sunbeltbrasil.com.br. Gigliotti possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo e é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes.
 
Atendimento à imprensa:
 
Jorge Valério
Tel. (11) 4114-9072
E-mail: jorge@javcom.com.br
 
Acesso ao site internacional
Calçada dos Narcisos, 42 - 2o. Andar
Cep: 06453-024 - Barueri - SP - Brasil
Tel: (11) 4195-0710
Av. Senador Salgado Filho, 4761 - Lj. 05
Cep: 81570-001 - Curitiba - PR - Brasil
Tel: (41) 3276-1005
R. Cristiano Moreira Sales, 150 - 4º andar
Cep 30494-360 - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel: (31) 3643-2036 / 3643-2037
Desenvolvido por W2F Publicidade