2015: iniciar um projeto do zero ou comprar um já existente?

2015: iniciar um projeto do zero ou comprar um já existente?
*Batista Gigliotti


É no início do ano que muitos profissionais de diferentes segmentos começam a elaborar suas metas. Nesse período acentuam-se também os planos de finalmente ter o próprio negócio. Para muitos, o primeiro desafio da vida empreendedora acontece antes mesmo de abrir as portas: afinal, iniciar um projeto do zero é mais vantajoso que adquirir um que já está em operação?
Como alternativa, digamos mais segura, adquirir uma empresa saudável já existente no mercado traz a garantia de ter clientela formada e ponto comercial testado. Todavia, exige-se o mesmo esforço do empreendedor para que o negócio prospere e cresça conforme o planejado.
Muitos acreditam que o maior desafio para esta opção é adquirir uma organização, seja micro, de pequeno ou médio porte, com as finanças no azul. Porém, o segredo para localizar negócios estratégicos e saudáveis é contar com empresas confiáveis para realizar uma intermediação que seja benéfica para os dois lados. Com metodologias adequadas, que conheçam os pontos que precisam ser avaliados e seus devidos valores, chega-se ao valor mais justo de mercado, sem onerar o futuro comprador e também o vendedor.
Por outro lado, enquanto os riscos de começar a empresa do zero, sem carteira de clientes formada, ponto comercial testado e fornecedores oficializados, essa alternativa amplia, de certa forma, os desafios de alguns futuros empreendedores. Afinal, ter a oportunidade de iniciar o negócio totalmente do ‘seu jeito’ é a recompensa para muitos que optam por essa modalidade.
Com estudo e muita experiência, o empreendedor tem a oportunidade de criar uma necessidade para o consumidor. Seja em serviços ou varejo, a palavra inovação é fundamental para não cair na armadilha de criar a empresa ‘mais do mesmo’ e entrar na rotina de trabalhar apenas para sobreviver e manter as portas abertas.
*Batista Gigliotti é master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil. A Sunbelt Business Brokers é a maior empresa de intermediação de compra e venda de empresas no mundo e possui mais de 250 unidades em 14 países. www.sunbeltbrasil.com.br. Gigliotti possui mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo e é também mestre em Administração e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Senac, Anhembi-BSP-Laureate, BI e Belas Artes.

Calçada dos Narcisos, 42 - 2o. Andar
Cep: 06453-024 - Barueri - SP - Brasil
Tel: (11) 4195-0710
Av. Senador Salgado Filho, 4761 - Lj. 05
Cep: 81570-001 - Curitiba - PR - Brasil
Tel: (41) 3276-1005
R. Cristiano Moreira Sales, 150 - 4º andar
Cep 30494-360 - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel: (31) 3643-2036 / 3643-2037
Desenvolvido por W2F Publicidade