5 dicas para obter sucesso na venda do seu negócio

Tomar a decisão de vender uma empresa envolve diversos fatores. O empresário pode simplesmente querer passar o negócio para frente, ou quer investir em uma nova empreitada, ou deseja mudar de estado/país.

Seja qual for o motivo da venda esse processo requer muito cuidado e atenção, afinal, ali pode estar um patrimônio construído durante uma vida toda.

Para garantir uma boa estratégia na negociação e evitar prejuízos e dores de cabeça, alguns itens importantes devem ser avaliados para se fazer um bom negócio.

Algumas dicas para vender a empresa da melhor forma possível:
 

1ª dica: Manter sigilo
Não saia por aí dizendo que está vendendo sua empresa. Quanto menor for o número de pessoas envolvidas no processo de venda, melhor, e isso inclui funcionários, amigos e até mesmo parentes. O vazamento dessa informação pode atrapalhar a venda e até mesmo a sobrevivência do negócio. Agora você pode estar se perguntando: como vou vender minha empresa se ninguém souber? A divulgação deve ocorrer sem que a identidade da empresa seja revelada em um primeiro momento. Um profissional especializado saberá como e quais informações divulgar para proteger a empresa.

 

2ª dica: Fazer uma avaliação
A forma mais recomendada para se avaliar uma empresa é contratando um consultor de negócios. É ele quem irá analisar de forma clara e racional todos os aspectos do negócio para obter o melhor valor possível. Além de projeções, riscos e contratos, este profissional também leva em consideração o valor da marca, sua carteira de clientes e processos em andamento, que podem trazer mais rentabilidade no futuro. Com essa avaliação completa em mãos você estará preparado para entrar em contato com possíveis compradores.

 

3ª dica: Preparar a documentação
Seja quem for o possível comprador da empresa, ele vai querer saber todos os detalhes do que está sendo oferecido. Por isso, a documentação é muito importante. Registros, relatórios, débitos, pendências solucionadas e projeções futuras são dados que devem ser organizados e apresentados ao potencial comprador. Documentos antigos também devem ser preservados! Ter tudo isso em ordem ajuda a convencê-lo de que o seu negócio é o melhor investimento.

 

4ª dica: Analisar os interessados
Após análises e avaliações você saberá qual o tipo de comprador é mais interessante para a empresa. O consultor de negócios fará uma busca pelo perfil ideal que possa se interessar e aceitar a proposta. Além disso, deve-se analisar a capacidade financeira do comprador, solicitando referências para saber suas condições em adquirir o negócio.

 

5ª dica: Fazer uma ótima negociação
É muito importante estar preparado para negociar tendo em mente que o maior valor oferecido pela empresa nem sempre é a oferta mais interessante. Outros fatores devem ser levados em conta, tais como: uma proposta para você permanecer com uma participação no negócio, a manutenção ou não dos funcionários e a forma de pagamento. É fundamental chegar a uma boa negociação, que beneficie ambas as partes.


Com a orientação correta os riscos são minimizados e o processo de venda pode ser menos burocrático. Por isso, é importante contar com o apoio de um consultor especializado em intermediação ou um especialista em fusões e aquisições.

 

Acesso ao site internacional
Calçada dos Narcisos, 42 - 2o. Andar
Cep: 06453-024 - Barueri - SP - Brasil
Tel: (11) 4195-0710
Av. Senador Salgado Filho, 4761 - Lj. 05
Cep: 81570-001 - Curitiba - PR - Brasil
Tel: (41) 3276-1005
R. Cristiano Moreira Sales, 150 - 4º andar
Cep 30494-360 - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel: (31) 3643-2036 / 3643-2037
Desenvolvido por W2F Publicidade