Comprando Negócios e Empresas de Pequeno Porte

Comprando Negócios e Empresas de Pequeno Porte

Sem dúvida não existe melhor investimento do que empreender: você ganha com o pró-labore, ganha com a distribuição de lucros e ganha com o valor da sua empresa. Se somarmos os três ganhos, não há outra oportunidade com melhores resultados do que ter o seu próprio negócio. 
 
Mas, é claro, se tiver sucesso! Daí vem o medo, a aversão nacional ao risco. Quem é líder sabe que não se deve fugir dele e sim gerenciá-lo. A melhor maneira de administrá-lo é obtendo o maior número de informações para diminuir a possibilidade de surpresas.
 
Nesse sentido, classificamos as possibilidades na seguinte escala de risco:
 
Risco Alto: Empreender a partir de uma ideia. Um plano de negócios ajuda a diminuir as incertezas.
 
Risco Moderado: Comprar uma franquia. A vantagem está na transferência de conhecimento do franqueador, nos ganhos de escala, no companheirismo entre os franqueados e na força da marca, valorizando seu negócio.
 
Risco Baixo: Comprar uma empresa já existente. A vantagem está na redução das incertezas, já que há um histórico que pode ser auditado e analisado. 
 
Risco Muito Baixo: Comprar um repasse de franquia. Junta as vantagens das duas alternativas anteriores. 
 
A SUNBELT Business Brokers é líder mundial em intermediação de venda e de compra de empresas de pequeno e de médio porte, inclusive repasses de franquias.
 

O Processo de Compra

Quando um comprador trabalha com SUNBELT, o processo de compra de um negócio é muito simplificado, mas ainda há uma série de fatores a serem considerados. Os parágrafos seguintes fornecem um resumo passo a passo de como podemos ajudá-lo a encontrar o negócio certo para comprar.
 
1. O primeiro passo é entrar em contato com um escritório SUNBELT mais próximo de você e agendar uma entrevista/reunião pessoalmente.
 
2. Você terá que assinar um NDA (Non-Disclosure Agreement) – Termo de Confidencialidade. Isso ajuda a garantir a confidencialidade de compra e venda de um negócio.
 
3. Nossos agentes formularão algumas questões básicas sobre você (comprador) para que possamos desenvolver um perfil exato dos seus objetivos e expectativas - o que incluirá uma avaliação da sua capacidade para financiar e operar o tipo de negócio que você tem em mente.
 
4. Vamos direcioná-lo para as empresas que respondem à sua seleção, cada uma apresentada através de um Perfil Confidencial do Negócio ("PCN"), que contém a chave de tomada de decisão, incluindo informações de mercado e dados do segmento, além do desempenho operacional e outras informações financeiras.
 
5. Depois de sua avaliação e decisão de prosseguir, uma reunião será organizada para ver o negócio e encontrar o vendedor, com seus questionamentos em mãos. Normalmente, esta é uma visita discreta, para preservar a confidencialidade.
 
6. Caso você esteja satisfeito com os resultados desta reunião nós poderemos ajudá-lo a preparar uma oferta de compra ou a solicitar informações adicionais.
 
  • Nesse momento, qualquer pedido de dados adicionais será atendido. No entanto, devido a questões de confidencialidade, algumas informações não podem ser liberadas até sua oferta ser apresentada e aceita. Seu corretor SUNBELT vai auxiliá-lo para determinar a viabilidade de suas solicitações.
     
  • É preciso perceber que uma oferta é apenas isso, uma oferta, e é geralmente sujeita a muitos imprevistos. Um vendedor, por conseguinte, pode restringir algumas das informações que está disposto a fornecer-lhe até ao momento em que determinar a seriedade de seu interesse.
7. Sua oferta, quando preparada por um corretor SUNBELT, vai estar de acordo com nosso formato padrão e que prevê a sua proteção durante o processo de oferta. Seu corretor saberá também o que é susceptível de ser acordado pelo vendedor, evitando assim muito 'vai e vem'. No entanto, você poderá encontrar algumas negociações atípicas dentro deste processo.
 
  • A oferta de compra geralmente é uma oferta condicional ou sob a forma de uma Carta de Intenções. Ela também estabelece requisitos específicos para o vendedor quanto ao período de transição e contendo cláusulas de não concorrência.
     
  • Um depósito razoável (caução) com base no preço de compra normalmente acompanha a oferta para mostrar a seriedade da intenção.
     
  • A oferta de compra geralmente contém outras disposições, como um período de diligência e prazos para obtenção de financiamento.
     
  • O período de due diligence (auditoria) permite que você e seus assessores verifiquem e analisem as informações dadas, incluindo todas as informações que podem ter sido retidas antes de sua oferta.
     
  • Semelhante a uma aquisição de bens e imóveis, a caução será feita através de um cheque administrativo em nome do vendedor, porém sob a custódia da SUNBELT até o dia do encerramento da transação. 
8. Excluindo todas as eventualidades, a oferta torna-se firme e vinculante entre as partes.
 
  • Os detalhes de sua oferta aceita ou da carta de intenções serão encaminhados aos advogados das partes para a elaboração e revisão do acordo definitivo de compra.
     
  • A compra definitiva é o Contrato de Venda e de Compra. Isso normalmente inclui todas as condições e cláusulas da oferta original ou da carta de intenção, mais cláusulas e condições adicionais que você e o vendedor acordarem.
  • Esse Contrato é geralmente elaborado pelo advogado do comprador. Isso pode variar substancialmente dependendo de interesse de seu advogado, da localização, das empresas envolvidas, da extensão de idas e vindas entre advogados, das negociações, etc.
     
  • Comprador e vendedor normalmente são responsáveis pelos seus respectivos custos judiciais.
9. Seu corretor SUNBELT irá trabalhar com advogados e outros consultores profissionais que podem intervir para garantir que todos os detalhes sobre as várias formas, aplicações, indicações, garantias, lançamentos, trabalhos e instrumentos sejam detalhados para satisfação das partes. É importante que você identifique seus assessores e advogados para que eles saibam que o seu corretor será responsável pela gestão da transação, com o objetivo único de levá-la a um bom termo.
 
10. Uma vez que o acordo definitivo de compra esteja aceito por ambos os advogados e acordado também por você e pelo vendedor, todas as partes estarão prontas para o encerramento. Neste ponto, quaisquer outros acordos, como aqueles de não concorrência, da formação e dos contratos de transição, de locação ou venda de instalações (se aplicável), dos títulos devidos a fornecedores e acordos de indenizações também serão assinados. 
 
11. Sempre haverá um período de adaptação que é especificado no acordo de compra definitiva, cabendo a cada parte resolver suas pendências, provocando ajustes quando necessário.
 
12. Parabéns! Agora você é dono do seu novo negócio.
 

A Vantagem da Compra

Há significativas vantagens entre comprar uma empresa já existente e começar um novo negócio. Que melhor maneira de maximizar a probabilidade de êxito do que rever os resultados operacionais reais antes de projeções? Se uma empresa tem tido sucesso pelo mesmo proprietário há vários anos, e se esse negócio tem sido a fonte de renda para aquela família, você pode estar razoavelmente certo de que o negócio será viável no longo prazo também para você.
 
Aqui estão algumas das muitas outras vantagens percebidas ao comprar um negócio já existente:
 
Fluxo de Caixa Imediato: Sem necessidade de investimentos robustos em publicidade para atrair clientes, ao invés disso a caixa registadora começa a tocar no primeiro dia que você assumir, como o fez no dia anterior para o vendedor da empresa.
 
Empregados Treinados: Quando você assumir o negócio, você terá uma equipe completa de funcionários treinados para executar o negócio.
 
Fornecedores e Crédito Estabelecidos: Geralmente os fornecedores existentes continuarão a fazer negócios com você, sem perda de tempo em negociações. Lembre-se que eles têm fornecido ao negócio por um tempo e eles sabem que é um bom negócio. Eles não querem perde-lo como cliente o seu negócio, apoiando para que você seja bem-sucedido e compre bens e serviços adicionais deles!
 
Clientes Estabelecidos e Referências Comerciais: Sua base de clientes já está em vigor e eles já estão acostumados a fazer negócios com sua empresa, supondo que você mantenha os níveis de serviço.
 
Licenças e Autorizações Existentes: Em muitos casos, tudo o que você tem a fazer é transferir as licenças e autorizações para o seu nome. Nos casos em que você tem que voltar a pedir uma licença ou uma autorização, terá o conforto de saber que o negócio, em sua localização atual, já foi aprovado para a licença ou autorização (por exemplo, licença da Anvisa, da Prefeitura, do ECAD, etc).
 
Treinamento pelo Vendedor: Além dos funcionários treinados, você poderá receber orientação e treinamento pelo vendedor sobre como operar o negócio. Será apresentado a clientes e fornecedores, recebendo o benefício da experiência do vendedor na gestão do negócio. Você não arriscará cometendo os mesmos erros que o vendedor já experimentou!
 
Disponibilidade de Financiamento pelo Proprietário. Mais de 90% das empresas vendidas pela SUNBELT Business Brokers no mundo têm uma parte financiada pelo vendedor da empresa. Este pode ser o ponto mais importante da compra de um negócio já existente, porque o vendedor mantém interesse em seu sucesso.
 

Escolhendo o Negócio Certo

Comprar uma empresa com um forte histórico financeiro e operacional não constitui simplesmente uma garantia para que você tenha o mesmo sucesso como novo proprietário da empresa. Em um negócio de pequeno e médio porte, muitas vezes os resultados são uma decorrência das ações do dono anterior, podendo ou não ser indicadores de como você vai gerenciar a empresa. A título de exemplo, você não pode querer comprar uma empresa de varejo se você não tem experiência em lidar com o público, ou comprar uma empresa de engenharia, se você é um pasteleiro, apenas porque era rentável para o proprietário anterior. Abaixo estão algumas sugestões para ajudá-lo a identificar um negócio que atenda às suas competências, habilidades e desejos, melhorando as chances de sucesso.
 
1. Escolha um negócio onde você tem uma vantagem pela sua qualificação ou sua experiência na área. Atualmente as empresas estão cada vez mais competitivas e você precisa ser pelo menos tão bom quanto a sua concorrência para manter o negócio.
 
2. Escolha uma área que você goste. A gestão de pequenas e médias empresas muitas vezes requer muito do seu tempo e solicita grande entusiasmo para motivar os funcionários e para lidar com clientes. Isso pode se tornar muito desmotivador se você não estiver feliz.
 
3. Entenda a razão do vendedor para a venda. Existem muitos motivos legítimos para a venda de um negócio perfeitamente bom: aposentadoria, casamento ou dificuldades com sócios, problemas de saúde, necessidade de transferência da família para outra região, necessidade de mudança de patamar tecnológico e de capacidade produtiva, outros interesses empresariais, ou mesmo um simples "burn-out" [cansaço]. Mas, às vezes, pode haver um motivo mais sinistro, tais como problemas iminentes com um contrato de locação, rápidas mudanças de tecnologia, uma nova concorrência, as mudanças demográficas e de infraestrutura, obsolescência, grandes despesas iminentes ... a lista é infinita. Em muitos desses casos, poderia ser vantajoso ter alguém com experiência para trabalhar com o mesmo objetivo. Cada negócio tem os seus problemas. O truque é saber quais são eles e ter uma estratégia para lidar com eles.
 
4. Entenda claramente a natureza do negócio e quanto de capital é necessário para operá-lo. Além do custo de aquisição do negócio, você precisa ter o capital suficiente para financiar a reposição do estoque, as contas a receber e as despesas gerais. Os requisitos de capital de giro são substancialmente diferentes entre varejo, atacado e as indústrias.
 
5. Entenda as características de fluxo de caixa e a sazonalidade do negócio. Um lucro ao final de um ano não significa necessariamente que haverá dinheiro disponível em momentos críticos para atender despesas necessárias, tais como juros, taxas e despesas com sua vida fora da empresa.
 
6. Assegure-se que você tem os meios e as condições para comprar e para operar o negócio, financiando um crescimento planejado e o desenvolvimento do negócio.
 
7. Tente conhecer o vendedor para avaliar se você pode conseguir dirigir o negócio, pelo menos, tão bem quanto ele.
 
8. Tente atender aos funcionários-chave para se certificar de que eles pretendem ficar e que não haverá grandes conflitos de personalidade. Em muitos casos, os vendedores não vão querer que você fale com o pessoal até que as negociações estejam em um estágio bastante avançado. Se este for o caso, você pode incluir disposições no acordo de compra ou na carta de intenção para sua proteção.
 
9. Evite fazer mudanças importantes no negócio durante o período de transição, a menos que você esteja muito certo do que está fazendo. A transição suave com impacto mínimo ao cliente é o caminho natural para o sucesso.
 
Acesso ao site internacional
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